A oitava edição da série "Outras Impressões" do blog Pacientes Ensinam traz, em suas linhas, o texto que é um agradecimento àqueles que mais nos ensinam sem, muitas vezes, percebê-lo. Sob o ponto de vista do acadêmico de medicina Rafael Cunha, que em breve se formará profissional médico, os dizeres trazem em cada palavra um sentimento de amor e ternura aos pacientes, nossos eternos professores.
Rafael Cunha - Acadêmico de Medicina |
"São necessários muito mais que bons livros para formarmos um verdadeiro médico. É lidando no dia-a-dia com as pessoas que talvez tenhamos nosso maior aprendizado, pois sabemos que leitura e técnica são fundamentais, mas que os pacientes também nos ensinam.
Quase que num pacto pela cura, entramos na vida das pessoas. Não no sentido de invasão, mas de compartilhamento. Os pacientes expõem suas angústias em busca de um consolo, muitas das vezes querendo apenas serem ouvidos. E nessa oportunidade de engrandecimento, nos tornamos mais maduros, aprendendo a escutar melhor o outro e a saber se colocar no seu lugar em momentos de adversidades.
Se um dia mãos trêmulas de inexperiência iniciavam um exame físico, hoje o fazemos com segurança graças àqueles que outrora gentilmente nos permitiram tocar seus corpos em busca de aprendizado. TALVEZ NEM TENHAM NOÇÃO DAS AULAS QUE NOS DERAM SEM QUE PRECISASSEM DIZER UMA SÓ PALAVRA.
Algumas vezes choramos juntos, mas felizmente na maioria delas nós sorrimos. Houve dias difíceis em que alguns ficaram para trás, mesmo que tivéssemos acreditado silentes que tudo daria certo. Outras vezes deram certo, e nossa pequena compreensão sobre as coisas além da Terra não nos permitiu julgar assim. Mas lembremos dos dias de vitória, que foram a maior parte, dos bravos pacientes que reconquistaram sua saúde numa luta incansável pela vida, com quem aprendemos a valorizar como grande triunfo cada pequena conquista.
Por isso, agradecemos aos nossos pacientes por terem nos ajudado a nos tornarmos pessoas melhores, verdadeiramente humanas. Levaremos conosco o ensinamento que nos foi oferecido e poderemos trazer saúde aos que nos procurarem ao longo da vida. Reconhecemos humildemente que nem sempre alcançaremos a cura, mas nossos braços estarão sempre estendidos em sinal da nossa gratidão."
Parabéns pelo blog, Audinne! Fico feliz por colaborar =)
ResponderExcluirRafael,
ExcluirEu quem gradeço pela sua gentileza em ceder este maravilhoso texto. Espero que com esses gestos possamos ajudar a divulgar o que de mais bonito tem a nossa Medicina.
Adorei o blog de vocês. Tenho uma amiga que tem uma página no face que aborda assuntos semelhantes. vou colar aqui caso vocês se interessem. Quem sabe vocês não trocam informações? xD
ResponderExcluirhttp://www.facebook.com/pages/Direito-Médico-e-da-Saúde/501573139898838
Emanuela,
ExcluirObrigada pela dica. Com certeza visitarei a página!
Att,