sábado, 16 de abril de 2011

"Eu e minha boca!!!"

Foto retirada de lady-bird---uma-joaninha-maluka.blogspot.com
É importante que tenhamos sempre cuidado com o que dizemos às pessoas, e isso se faz bastante presente nas profissões da área da saúde. Assim, o caso de hoje vem ilustrar essa verdade.
Em uma atividade desenvolvida na faculdade de Medicina, estava conversando com uma senhora sobre a prevenção de doenças e a importância de procurar um profissional competente para detectar as doenças. Ela me narrou então sua história: há algum tempo (quase vinte anos atrás) ela procurou um médico com queixas respiratórias. Feitos alguns exames, ela foi diagnosticada com câncer. ELA DISSE QUE FOI UMA FASE MUITO DIFÍCIL E QUE ELA CHORAVA INCONTROLAVELMENTE. Após mais alguns exames, o médico disse-lhe que, na verdade, não se tratava de câncer, mas de uma "inflamação" nos pulmões por conta do cigarro.
O fato é que, depois de todo esse sofrimento e apreensão, a paciente desenvolveu uma síndrome psiquiátrica grave, a síndrome do pânico, e, POR CONTA DISSO, FAZ TRATAMENTO MEDICAMENTOSO ATÉ HOJE, VINTE ANOS DEPOIS.
Isso é uma dica para que não esqueçamos a importância do que a gente fala. Outra curta história que ilustra isso ocorreu em uma aula em que o paciente veio procurar o doutor para perguntar como ele ficaria, e o doutor disse-lhe "É... SUA DOENÇA NÃO TEM CURA MAIS NÃO"... Cuidado com o que falamos e, principalmente, como falamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!