sexta-feira, 20 de maio de 2011

Eu tenho mais o que fazer!


Como eu sempre digo, esse não é um blog para falar mal disso ou daquilo, mas para relatar o que vejo e sinto em visitas a hospitais, postos de saúde, etc, etc. Logicamente, cada pessoa faz sua própria crítica daquilo que escrevo. Hoje trarei mais uma das histórias dos plantões da vida, que me chocou não pelo motivo que levou ao médico agir assim, mas sim a forma como ele o fez... Afinal, quem nunca ficou rezando para que acabasse seu expediente/aula que atire a primeira pedra!
Noite agitada de plantão e a sala lotada de estudantes -  da graduação e médicos-residentes. Chegou um homem ferido na cabeça e logo surgiu a dúvida de para qual especialidade ele seria encaminhado: pequenas-cirurgias ou cirurgia plástica?! O fato é que o ferimento iniciava-se no couro cabeludo e tinha outros cortes profundos na face, de modo que a metade superior da "cara" dele desceu sobre a metade inferior. Obviamente ele sentia muita dor e queria a todo tempo levantar essa parte que descia sobre seu olho.
Fui chamar o médico para que avaliasse o paciente. Quando ele viu o estado do paciente, olhou imediatamente para o relógio (COMO SE TIVESSE COM POUCO TEMPO - MAS AINDA FALTAVAM DEZ HORAS PARA TERMINAR O PLANTÃO DELE!) e soltou um p*ta merd* bem alto. Além disso, enquanto fazia o procedimento, fazia questão de deixar claro para o paciente que queria terminar logo e brigava com ele a todo momento por querer levantar a metade da sua face.
Claro que situações de emergência/urgência são mais que especiais: os médicos estão a "todo gás" e precisam agir com certa rapidez. Mas o que eu quero deixar de mensagem são duas coisinhas:

  1. O paciente não tem culpa por ter metade da sua "cara" caída e de estar sentindo dor, logo ele não deve ser um despejo de arrogância nossa.
  2. Nós (e eu me incluo nesse "nós") temos a mania de querer "acochambrar" nossas atividades e ter mais tempo livre. Porém, dentre as nossas responsabilidades, cumprir o plantão com qualidade é algo essencial. 

Um pouco de bom senso nunca é demais!

2 comentários:

  1. Caramba! Duvido q se fosse a mãe desse médico ele faria isso. Todos devem tratar uns aos outros como gostaria de ser tratado.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não são todos os médicos que demonstram ter vocação para o exercício da MEDICINA. É decepcionante ver que existem tratamentos como esse e ainda muito piores nos hospitais. O paciente deve ser tratado com amor, pois a arte da medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!