quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que procuro

Imagem retirada de gifsdaprin.kit.net
A senhora entrou no consultório cheia de dores.

- O que trouxe a senhora aqui?
- Doutora, eu tô com dor aqui no ombro, nesse dedo, nessa panturrilha, no punho direito e cotovelo esquerdo. Tenho dor de cabeça, tenho mais isso e mais aquilo...

Colhida a história da paciente e realizado o exame físico por duas internas e eu, ficamos aguardando a doutora para discutir o caso. Um pouco mais de conversa e a paciente começou a contar as coisas que estavam agravando seu estado de saúde, a situação com o marido, a baixa auto-estima... UMA SÉRIE DE OUTROS FATORES QUE PASSAM DESPERCEBIDOS QUANDO FAZEMOS UMA CONSULTA RÁPIDA E SEM VONTADE.
De nada adiantaria prescrever os remédios sem as recomendações que se seguiriam (emagreça, coma comidas saudáveis, faça exercício), e menos ainda se não tivéssemos tido a sorte de nos aprofundar na história da doença, que também é aquilo que se sente. O BELO DE SE TRABALHAR NA ÁREA DA SAÚDE É ENTENDER QUE O SER HUMANO É MAIS DO QUE AQUILO QUE NOS FALA, MAS É TAMBÉM O QUE SENTE, O QUE DEMONSTRA, O QUE ESCONDE! Mais do que dores no corpo, ela precisava desabafar a situação de humilhação que estava passando, sentindo-se feia e não-amada.
Eu não soube o que dizer. A interna, com maestria, deu-lhe as recomendações necessárias e falou um pouco do auto-cuidado e do amor-próprio. Ali, naquele ambiente pouco acolhedor, a paciente pode chorar e receber a atenção que precisava. Ali foi feita a medicina humanizada que eu tenho procurado.

3 comentários:

  1. Oi Audinne!Lendo esse seu relato e ouvindo você dizer que não soube o que dizer, me veio em mente um livro fantástico: Conversando com o Paciente (Brian Bird), é um livro antigo, mas acredito que vai te ajudar muito nessa sua busca pela Humanização da Medicina!Já ouviu falar nesse livro?Fica a dica!
    Sua sugestão já está publicada lá no blog, qdo puder dê uma espiada lá!
    Um abraço e ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  2. Não conheço ainda, mas vou procurar. Estou lendo o A Solidão dos moribundo (N.Elias) que é muito bom. Assim que der, eu procuro o de B.Bird

    ♦ http://pacientesensinam.blogspot.com/ ♦

    ResponderExcluir
  3. Seguindo o blog :)

    se puder retribuir, tá ai

    www.medicinepractises.blogspot.com


    By,


    Nathacha Jéssica Phatcholly

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!