terça-feira, 5 de abril de 2011

Sair do meu mundinho...

Fonte: eloizanetti.com.br
Acredito que, a partir desse post, haverá mudanças no blog. É que agora falarei novas experiências e uma nova realidade: estou conhecendo a fundo o atendimento no hospital público, do lado de lá (no atendimento)! Para iniciar essa fase, farei uma breve introspecção.
Hoje, durante meu primeiro plantão, levei um choque ao ser arrastada para fora do meu mundinho. Eu nunca fui uma pessoa cheia de posses e pego ônibus como muitos o fazem, todos os dias "de madrugada"... mas, ao ver o que acontece na madrugada de um hospital público, eu vi o quanto eu era alienada, ESCUSA NO MEU DIA-A-DIA DE LIVROS, CASA E FACULDADE. Uma dezena de caso - que eu terei a oportunidade de narrá-los - me choviam como água, mas isso nem um pouco me alegrou. Isso só me fez perceber que nós precisamos cada vez mais deixar de ser tão esnobes e notar que tem uma realidade crua acontecendo por ai.

Para completar o post de hoje, vou falar de algo que ficou martelando na minha cabeça bem antes de eu entrar no plantão. Uma amiga me escreveu uma mensagem dizendo que EU IA PERCEBER QUE A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE NÃO É UM CONTO DE FADAS NAS EMERGÊNCIAS. Então, tarde na "noite" [01:20h] tive o insight que eu estava esperando: outra amiga, que estava no plantão, fazendo uma sutura em um paciente que tinha trauma de agulhas (sic), tratou o paciente com toda a calma, explicando o procedimento e falando sobre a anestesia... ela mostrou-me a medida de atenção em emergência que eu quero ter - rápida sim, mas sem esquecer que estamos lidando com pessoas...

3 comentários:

  1. É, Dinne...mesmo em situações de emergência, a gentileza não pode ser esquecida. Sempre temos um tempo para um gesto gentil e que nada mais é que nossa obrigação.

    ResponderExcluir
  2. Um grande mundo para aprender, percorrer e viver...
    Que as Estrelas do Céu vos acompanhem!

    um anjo

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria. Fique feliz com a ilustração do livro "Pequeno Principe" de Saint-Exppéry. Se ainda não leu procure ler, quando tiver tempo. Tem uma forte mensagem sobre amizade sincera.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!