sábado, 23 de julho de 2011

Com desrespeito... ou sem respeito!

Foto retirada de tchaugorduxa.blogspot.com
Bem, vergonhosa... essa é a história que tenho pra contar hoje! Tem certas coisas que nem devem ser ditas, ainda mais em tom de brincadeira.
Como em todo plantão diurno, eu ainda não tinha descansado! Fiquei o dia todo pra cima e pra baixo, sempre tinha algo para fazer. Lá pelas tantas, chegou um paciente para tratar uma doença comum, mas que na maioria dos casos pode ser evitada: as escaras! Escaras são as chamadas "úlceras de pressão", sendo ferimentos desenvolvidos pelo baixo suprimento de oxigênio para determinada região da pele, que é comprimida por longos períodos (mais informações, clique aqui). Podem ser evitadas, principalmente, com a mobilização do paciente no leito, recomendando-se que essa movimentação seja feita de duas em duas horas. Quando em estágio avançado, elas tornam-se mau cheirosas e contem pus, muito pus. Assim, chegou-nos o paciente. Uma grande região estava ulcerada, e ao começar a retirada da úlcera, a sala ficou extremamente "fedorenta".
Não bastasse o constrangimento de estar despido na frente de várias pessoas que ele não conhecia (profissionais de saúde e estudantes da área), cometeu-se o erro que tomamos conhecimento logo ao começar a estudar Medicina: NÃO SE DEVE COMENTAR SARCASTICAMENTE SOBRE AS MOLÉSTIAS DOS PACIENTES, SÓ ELE SABE O QUE ESTÁ SENTINDO E NÃO PRECISA DO NOSSO "AUXÍLIO" PARA SE SENTIR PIOR! Estudantes e alunos foram convocados, um por um, para ver o que estava sendo feito em sua escara. Todos entravam torcendo o nariz, ou falando coisas como "eca", ou fungando... O paciente, deitado e acordado, assistia à cena com se ele fosse o monstro principal de um filme de terror. Quanto mais a limpeza da ferida se aprofundava, mais o mau cheiro se acentuava e mais as pessoas comentava - comentava-se inclusive com quem estava fora da sala.
O ápice da arrogância foi quando o pus começou a sair da ferida e alguém disse que parecia com "leite condesando". Leite condensado!? Poxa, a pessoa já está triste o suficiente com aquela situação, preocupada o suficiente como o que lhe pode acontecer, e ainda tem que aguentar as pessoas rindo e fazendo comentários asquerosos sobre a sua situação?
Acredito que há momentos para se comentar tudo, e nem tudo deve ser dito na frente de quem já está fragilizado com a sua saúde! A questão é que diversas vezes não paramos para comedir nossas palavras e gestos. Não sou dona da razão, mas não é preciso ser nenhum gênio para saber que essa cena não precisava acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!