terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Primeiro nascimento...

Maria e Jesus
Aproveitando o clima de Natal (é... tem sim gente que está em clima de Natal! Eu - ainda - não!), vou falar um pouco da minha primeira experiência com partos... experiência eu digo porque o parto não é só retirar a criança da barriga da mãe (e não foi definitivamente isso que eu fiz), mas é tudo o que ocorre no entorno e na família. Como uma atividade de faculdade, fomos convidados para visitar a Maternidade-Escola da cidade, para que, além de ver partos e bebês na UTI, conhecêssemos o "clima" de um hospital. Então fui com um grupo de estudantes. Era um dia (das mães) movimentado, e cheio de partos. Não tivemos dificuldade de encontrar onde "assistir" esse primeiro parto...
Ao entrarmos na sala (era uma sala aberta, porta escancarada, funcionários que entravam e saiam) a mãe-adolescente já estava em intenso trabalho de parto. A dor estava estampada no rosto daquela moça e a barriga era quase do seu tamanho. Ao seu lado, a mãe segurava sua mão enquanto a mãe-adolescente gritava um grito preso na garganta - quase um urro! A médica era nova, residente, e a outra que lhe auxiliava também. Nosso grupo ficou perto da porta, logo na entrada, como se estivéssemos prontos para fugir a qualquer momento. NOS NOSSOS ROSTOS AQUELE PÂNICO DE "ESTOU AQUI E NÃO POSSO FAZER NADA"! Ao fim do parto, depois de uma "luta" muito intensa da residente contra o sangue que lhe respingava na roupa e no rosto(!), finalmente a mãe-adolescente pôde relaxar... o pai do bebê não estava ali, mas a mãe fazia papel do pai ausente e o dela própria!
Quando finalmente voltou a respirar sem entrecortar a respiração, olhou-nos na porta. Éramos quase dez, e ela fez um olhar de espanto. Perguntou quem era "esse povo todo" e disse nos disse que saíssemos. Claro que eu não fiquei chateada por isso, fiquei mais envergonhada por lhe roubar a privacidade. Mas aquele momento me marcou bastante...
À semelhança de Nossa Senhora, AQUELA MOÇA HUMILDE PASSAVA POR UM IMPORTANTE MOMENTO EM SUA VIDA. Outros parto virão, mas cada um trará um momento especial... Meus votos são de felicidade nesse Natal que se aproxima, para você e sua família e para as "milhares de Marias", santas ou não, mas que passam/passaram por essa emoção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!