sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Olho para você, mas não te vejo..."

Imagem retirada de dentalgn.com
Nós estamos sempre sendo observados, analisados e julgados... pelos pacientes. Eles têm a curiosidade de saber se somos bons profissionais, se não vamos machucá-los, se estamos de mau-humor, se..., se..., se...
Esses dias fui surpreendida por alguém que me observava na enfermaria de um grande hospital. Eu estava procurando o professor e parei um segundo para vestir o jaleco. Displicentemente, coloquei minha bolsa e livros sobre uma bancada e me virei. Uma senhora, que passava no corredor, cruzou "a vista" comigo e involuntariamente eu lhe sorri. Sorri e continuei o processo de vestir o jaleco.
De repente, aquela senhora parou e pediu-me licença para falar:

Pois não?
É que, desculpe estar falando isso com você, mas é que EU FICO MUITO FELIZ QUANDO ALGUÉM QUE PASSA POR MIM ME DÁ UM SORRISO. Tem gente que passa e parece que nem vê a gente!
Parece que têm um "rei na barriga", né?
É, é só isso, com licença.

Aquilo ficou martelando na minha cabeça. Desde quando aquela senhora estava no hospital? E mais: quantas vezes havia passado por vários e vários estudantes/médicos, e eles não teriam percebido sua presença?!
Não sou a simpatia em pessoa, minha timidez beira inclusive a antipatia, talvez por isso esse fato tenha me tocado tanto. Porém, em um ambiente em que as pessoas pedem um pouco de atenção às suas vidas, MUITOS DE NÓS AGEM COMO PEQUENOS DEUSES NA TERRA. Como se uma "apoteose" (transformação em deus) ocorresse quando entrássemos para a faculdade. Certa vez, ouvi a seguinte frase (e peço desculpas por minha falha memória não me permitir citar o autor): "Quando uma pessoa faz Medicina ela acha que é Deus... quando ela se forma, ela passa a ter certeza disso!". Não sejamos assim! Isso não é digno para o ser humano, menosprezar os demais por julgar-se mais.
Depois encontrei a mesma senhora, ela estava acompanhando o marido doente. E, ao revê-la, me veio a mesma sensação que me acompanha desde o primeiro dia que eu entrei naquela enfermaria: os pacientes têm sempre muito a nos ensinar!

4 comentários:

  1. É, algumas situações nos impactam bastante. Essa foi uma delas (me impactou, mesmo não acontecendo comigo). E isso é a mais pura realidade. Piadas rolam entre os próprios médicos que 'os cirurgiões se acham deuses e que os neurocirurgiões tem certeza disso'! E essa pseudo sensação de superioridade rola solta na Medicina. Nós, futuros profissionais Médicos, não devemos ter isso como exemplo a seguir e sim, como um exemplo para manter distância e realmente não seguir. Devemos procurar seguir os preceitos das 'Bases Humanísticas da Medicina" que já estão delimitados, mas são poucas as pessoas capazes de integrá-los em suas vidas. Além de ser muito difícil, para alguns. Humanização, uma palavra muito complicada de se compreender, não acham? Laís Brasil, Medicina Uespi, 5º semestre.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus...
    Audinne tu escreve muito bem e emociona!
    Pessoas como vc serão futuros grandes médicos e super profissionais! Parabens!
    Assim vc vai longe!
    =****
    Bju

    ResponderExcluir
  3. Audinne, fiquei feliz em saber que você indicou meu blog na sua aula! :) ah! Verdade o que disseram aqui em cima: você escreve muito bem! Continue atualizando o blog. Beijinhos

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!